segunda-feira, 6 de junho de 2011

Festas Populares


     
      Junho é o mês dos santos populares: Santo António, São João e São Pedro. Enfeitam-se as ruas e bairros com arcos e balões coloridos. Nos arraiais, assam-se e comem-se sardinhas, regadas com bom vinho; oferecem-se manjericos, cada um com sua quadra, bem ao jeito popular; marcha-se e dança-se pelas ruas, numa folia sem fim.


     Em Lisboa, de dia 12 para 13, festeja-se o Santo António, o santo casamenteiro. "Santo António, santo Antoninho, Arranja-me lá um maridinho..." diz a prece bem antiga. E, quem o arranja por obra do santo, gosta de se casar nesta altura. São os noivos de Santo António.

       É tradição, em Lisboa, os vários bairros criarem uma canção e coreografarem uma marcha para competirem entre si. Na noite de Santo António, apresentam as suas originais criações, na Avenida da Liberdade, num desfile muito apreciado por lisboetas e turistas. Quem será o bairro vencedor este ano?

       Em Lisboa, Junho é, sem dúvida, um mês de festa. Quem não quiser perder pitada, é melhor ir para a rua e participar ou assistir às inúmeras sugestões das festas da cidade.

1 comentário:

  1. Está bem composto este seu post. Só o Santo António está com ar triste. Precisa de um copito ;-)

    ResponderEliminar